quarta-feira, 14 de março de 2012

Victor Jorge, o mata sete

Não tenho que lamentar a minha falta de conhecimento sobre matéria tão cientifica , como é o carácter
do assassino da praia do Osso da Baleia, basta-me a ruralidade da minha cidadania e os valores que entendo equilibrados e sociais.  Mas uma coisa não me escapou na leitura do seu diário,escrito em 1985.Percebe-se a sua inquietação e desvios acentuados da sua personalidade  ao falar de sua mãe, da esposa e da filha , que lhes traçou uma vida repleta de aventura preocupado se a sua neta , não iria ter o mesmo destino.Victor Jorge,assumia uma terrível vitimização no seu diário, escrevendo que vivia odiosamente marcado por mulheres que sentiam só o prazer da carne e do luxo e afastadas dos bens espirituais. Na praia do Osso da Baleia, matou sete jovens pessoas.Leonor,2o anos. José Pacheco,21, Luís Teixeira,17, Maria Araújo,20, Isabel Moreira ,19, Num pinhal perco de casa , na Marinha Grande,abateu, é vez , a mulher, Carminda , e a filha Anabela 17. A outra filha Sandra,14 anos,escapou. O filho Vítor de 11 anos , não deu pela tragédia . No julgamento pediu a morte para o alter ego a quem atribuiu os crimes . Cumpriu 14 anos de prisão de uma pena de 20. Victor Jorge, uma vida feita de tragédia e sangue ,em que a  ciência pode ou não encontrar razões para esta e outras chacinas sobre os humanos.

6 comentários:

  1. Sr.Olimpio: Ao ler o que agora li sobre VICTOR JORGE, não resisti à tentação de abrir o baú das minhas memórias... Ainda que não haja nenhum motivo ou razão que justifique o roubo (neste caso, os roubos) da vida de alguém, eu pergunto: Afinal, a que realidade se resume (ou resumiu) no passado a vida de VICTOR JORGE? Só ele o saberá dizer! Qual a razão ou as razões que o levaram a cometer tão tresloucada e desumana chacina? Só ele o poderá dizer! Mas, de uma REALIDADE, eu tenho a certeza... Por vezes, e sem que nada o faça prever, o DESTINO torna-se bastardo da VIDA. Um abraço RUI LOURENÇO

    ResponderExcluir
  2. Caro Rui.
    È verdade as duvidas que menciona. Só "sabemos atirar pedras"mas era um doente psicopata atormentado pelo mal da sua mente.por isso só a mor é triunfante sober todas as coisas, só a alegria do SENHOR nos pode animar a caminhar ente o bem e o mal.Abraço Olimpio

    ResponderExcluir
  3. Deve ler-se. só o amor... caminhar entre o bem..Ainda sobre as coisas.

    ResponderExcluir
  4. Sr. Olimpio: Sem querer estar a alimentar qualquer tipo de polémica(longe de mim tal intenção; nem tenho "categoria" para isso), sobre o "CASO" VICTOR JORGE, passo a transcrever, em síntese, o que alguém, pessoa bem posicionada nos "meandros" da PSICOLOGIA e SOCIOLOGIA,escreveu, em forma de prefácio, para "AS MINHAS MEMÓRIAS",datada de 1989, de VICTOR JORGE. ..."O SONHO, IMAGEM ANTECIPATÓRIA DE UM FUTURO QUE SE QUER TER, É A PROVA MAIS CABAL DE QUE A REALIDADE NÃO PASSA DE UM PRODUTO DA IMAGINAÇÃO HUMANA. MAS, A QUE REALIDADE ME ESTOU A REFERIR?A UMA REALIDADE SUBJECTIVA(QUE SE RESUME À VIDA DE UM SUJEITO),...ISTO É, AQUELA QUE RESULTA DA INTERACÇÃO ENTRE SUJEITOS...SE É VERDADE QUE CADA SER HUMANO .INFLUENCIA A VIDA DE OUTROS(POR VEZES DE MILHÕES DE OUTROS...)NÃO MENOS VERDADE QUE O CONJUNTO DOS SERES HUMANOS EXERCE SOBRE CADA UM, UMA FORÇA QUE O LEVA-OU PRETENDE LEVAR- A SEGUIR TAL OU TAL CAMINHO E NÃO OUTRO...SÃO ESTES DOIS FACTORES,CONSTATÁVEIS POR QUALQUER UM DE NÓS COM EXTREMA FACILIDADE-PORQUE OS SENTIMOS-QUE GOSTARIA QUE FOSSEM PENSADOS NO ÂMBITO DESTA OBRA." Transcrevi. Um abraço RUI LOURENÇO

    ResponderExcluir
  5. Este homem era doente e ao que parece continua doente. Estamos capazes de o sacrificar primeiro, mas depois de lermos a sua hitória de doente mental já olhamos para ele de modo diverso.Porém quando é que familiares destes cérebros deformados,estão livres de serem as suas vitimas? O que ele disse para se defender foi conversa de louco. Como já saiu da cadeia devia estar internado em local adequado ao seu estado patológico.

    ResponderExcluir
  6. Caros leitores.
    Fui muito cuidadoso ao recordar Victor Jorge, porque se trata de um doente mental que devia estar no seu setio para tratamento. Gostei dos vossos comentários sobe tão grave e dorido crime sobre pesoas que de algum modo nos pertencem Bom fim de semana Olimpio

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar as minhas ideias.Volte sempre!